Home
O Canil
Padreadores
O Bulldog
Dúvidas
O Bulldog Inglês é um cão especial sob muitos aspectos. Seu temperamento revela boa-fé em relação aos humanos, sendo amigável com adultos e crianças e extremamente dependente do seu dono. Essa carência, se não atendida com carinho, leva quase sempre ao estresse do animal, afetando seu sistema imunológico e abrindo espaço para inúmeras patologias muito comuns na raça. Por outro lado, o Bulldog Inglês ainda demonstra o espírito combativo que lhe deu fama nas lutas contra touros, na Inglaterra, para as quais foi física e mentalmente desenvolvido. Hoje um excelente cão de compa-nhia, para os humanos, o Bulldog Inglês muitas vezes pode ser intransigente com outros animais, devendo-se ter especial atenção quando colocados em comunidade com outros cães.
É um cão compacto, robusto, atarracado, baixo e largo, possante, cabeça massuda e pesada, focinho curto, largo e rombudo, tronco também curto, suportado por membros fortes e bem musculosos, sendo os posteriores um pouco mais leves que os poderosos anteriores. É um cão baixo, mas pesado para o seu tamanho (o padrão oficial da raça não especifica a altura, mas sim o peso, que é de 23 quilos para as fêmeas e 25 quilos para os machos. Todavia, a altura média de um Bulldog Inglês gira em torno de 35 cm.
A raça apresenta dificuldades de reprodução e possui algumas patologias específicas, tanto de pele quanto de olhos, que podem ou não se desenvolver, dependendo muitas vezes do meio ambiente, da alimentação e do manejo na criação, de medicamentos ad-ministrados (os corticóides devem ser evitados), etc.
Mas, todo esforço é compensado pela presença notável e pela companhia desse ma-ravilhoso animal, único em sua figura por vezes cômica, e especial na sua dedicação e amor aos donos e seus familiares!

"Ao que tudo indica, a raça Bulldog Inglês é originária das Ilhas Britânicas, sendo seu nome proveniente da utilização de cães desta raça em combates com touro, os bull-baitings, muito populares no passado.
Na verdade, tal esporte era de extrema crueldade. Por isso os Bulldogs originais eram de acirrada ferocidade: beleza e simetria de formas de nada valiam; aparência pouco contava; o importante era a coragem acima de tudo. Criado numa longa linhagem de ancestrais guerreiros, o Bulldog do passado era excessivamente valente.
Quando em 1865 tais combates passaram a ser considerados ilegais na Inglaterra, os criadores começaram a se preocupar em fixar outras qualidades no cão, já que ferocidade e valentia de nada mais valiam. Assim procuraram eliminar as características indesejáveis, preservando e acentuando as qualidades refinadas. Acasalamentos científicos trouxeram um bom resultado e em poucas gerações o Bulldog inglês se tornou um dos mais refinados exemplares, apesar de sua origem viciosa." ("Padrões Oficiais das Raças Caninas Aprovados pelo Brasil Kennel Club").


Padrão oficial da raça - CBKC


Home | O Canil | Padreadores | O Bulldog | Dúvidas
Site Map